O economista francês Thomas Piketty, autor do bestseller O Capital no Século XXI, lançado no Brasil em novembro, pela Instrínseca, rejeitou a medalha da Ordem Nacional da Legião da Honra, condecoração concedida pelo governo francês a personalidades da política, da economia e da cultura desde os tempos de Napoleão. Entre os brasileiros que já receberam a comenda estão José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves.
Piketty afirmou que não receberá a medalha porque não acha que é papel do governo decidir quem é digno de condecorações. “Não acho que o governo tenha o papel de decidir quem é honrado ou não. Seria melhor que eles se concentrassem em reviver o crescimento da França e da Europa”, disse o economista à agência France-Presse.
Piketty leciona na Escola de Economia de Paris e tornou-se celebridade mundial ao lançar um livro que faz um apanhado sobre a desigualdade. Antes simpatizante do Partido Socialista francês, do qual também faz parte o presidente François Hollande, Piketty se tornou um grande crítico das políticas implementadas pelo atual governo.
É raro que algum condecorado recuse a medalha. Entre os poucos estão Jean Paul Sartre e Brigitte Bardot.
Fonte: Veja Online