De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em 2018, em torno de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidas em alguma atividade empreendedora. O levantamento foi realizado em 49 países e, no Brasil, contou com o apoio do Sebrae.
A pesquisa também revelou que, no ano passado, dois em cada cinco brasileiros, entre 18 e 64 anos, estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. Em relação à taxa total de empreendedorismo chegou a 38% de novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos.
Segundo o Sebrae, nesse contexto, uma das informações mais importantes reveladas pela pesquisa é que o empreendedorismo por oportunidade, verificado quando os empresários abrem negócio motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado, registrou o melhor resultado dos últimos quatro anos (61,8%).
A pesquisa também revelou um crescimento do público jovem (18 a 24 anos) entre os novos empreendedores. De 2017 para 2018, a participação dessa faixa etária subiu de 18,9% para 22,2% do total de empreendedores que iniciavam uma atividade empresarial, com negócios (formais ou informais) de até 3,5 anos.
A taxa de empreendedorismo inicial (da sigla em inglês TEA) começa a decair a partir dos 45 anos, chegando a 9,7% na faixa dos 55 a 64 anos. Entretanto, mesmo com uma taxa menor, a pesquisa GEM revela que o contingente de pessoas com mais de 55 anos iniciando um negócio é de quase 2 milhões de empreendedores.
Fonte: IstoÉ Dinheiro