BRT Transbrasil: Prefeitura desiste de restringir caminhões na Avenida Brasil após inauguração de corredor

A restrição de tráfego de caminhões na Avenida Brasil, por conta da inauguração do novo corredor do BRT, o Transbrasil, não vai mais acontecer. A decisão foi comunicada na noite desta quinta-feira, durante reunião do alto escalão da Prefeitura do Rio com representantes de transportadores, setor de logística e caminhoneiros. Inicialmente, a mudança na circulação estava prevista para o dia 16 de março, neste sábado, e, no início desta semana, foi divulgado o adiamento. Conversas nos últimos dias, no entanto, mudaram o rumo do planejamento.

Mais acesso: Garis do Rio terão meia-entrada em espaços culturais, após promulgação de lei Contra alagamentos: Prefeitura do Rio entrega obras de drenagem no entorno do Mercadão de Madureira

Leia Mais

— A gente entende que uma operação mais intensa na Brasil, com mais estrutura, pode até melhorar o trânsito. O ganho com as restrições aos caminhões era de 1,39%, segundo estudo que encomendamos, para você adotar essa medida. E o prejuízo era enorme. Mas o diálogo foi aberto, entre prefeitura, iniciativa privada e caminhoneiros, e o bom senso prevaleceu. Menos um problema para o Rio — afirma o presidente da Logística Brasil, André de Seixas Porto, que publicou um comunicado sobre a decisão nas redes sociais.

Uma primeira reunião do prefeito Eduardo Paes com quem opera carga na Avenida Brasil, no Palácio da Cidade, já tinha ocorrido na segunda-feira. Nesta quinta-feira, no encontro no Centro de Operações Rio (COR), entre outros, estavam presentes os secretários municipais de Transportes, Maína Celidonio, e da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e o presidente da CET-Rio, Joaquim Diniz.

Segundo Seixas, a prefeitura fará um acompanhamento, mês a mês, do fluxo de trânsito na Avenida Brasil sem restringir os horários para caminhões.

Oportunidade: Prefeitura do Rio promove curso de empreendedorismo para a comunidade LGBTQIA+

O corredor do BRT Transbrasil foi previsto inicialmente para 2017. Em coletiva, em fevereiro, Maína Celidonio afirmou que somente em julho é previsto que o corredor funcione de forma plena, mas ainda não há uma data definida.

Inicialmente, o BRT Transbrasil estava previsto para ser inaugurado na primeira metade de janeiro, mas os planos foram adiados devido à mobilização de órgãos municipais para o carnaval, em especial no ordenamento urbano para os mais de 400 blocos autorizados pela Riotur. O corredor expresso de ônibus ao longo da Avenida Brasil terá 18 estações e quatro terminais ao longo de 26 quilômetros da via. Esse é o quarto corredor do modal a ser inaugurado na cidade, depois de Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

As obras do BRT TransBrasil foram iniciadas em novembro de 2014. Esses nove anos foram marcados por paralisações e mudanças de projeto — até a retomada definitiva, em 2021.

Mais recente Próxima Aos 119 anos, moradora de Itaperuna quebra marca de espanhola considerada a mais idosa do mundo pelo Guinness Book


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *