De segurança a saúde: veja as mais de 50 propostas para cobrar do prefeito do Rio

Para permitir aos cariocas acompanhar e cobrar as promessas do novo governo de Eduardo Paes (PSD), O GLOBO reuniu mais de 50 propostas do prefeito reeleito. Essas promessas foram extraídas de seu programa registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrevistas e publicações em suas redes sociais.

Os compromissos foram organizados em 11 áreas de ação da prefeitura, incluindo saúde, educação, segurança pública, transporte e habitação. Entre os compromissos firmados por Paes com a população ao longo da campanha está permitir que agentes de grupos de elite da Guarda Municipal usem arma de fogo em serviço.

O prefeito também se comprometeu a reajustar o vale-refeição dos servidores, construir dois novos Super Centros Cariocas de Saúde e ampliar o sistema de sirenes em favelas do Rio. Na área de Assistência Social, Paes prometeu acolher mais sete mil pessoas nas vagas do programa Seguir em Frente e reformar 20 mil casas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segurança e ordem pública

Guarda armada: Permitir que um grupo de elite da Guarda Municipal (incluindo o de Operações Especiais, o Tático Móvel e a Ronda Maria da Penha) possa fazer uso de armas de fogo, após treinamento rigoroso.

Patrulhamento: Ampliar as rondas escolares e a presença da Guarda Municipal em praças e parques.

Nos articulados: Expandir o Programa BRT Seguro, fortalecendo o combate à violência e ao vandalismo nas estações e terminais.

Monitoramento: Instalação de câmeras de seguranças ligadas ao Centro de Operações do Rio (COR), onde funciona a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (Civitas).

Parques: Implementar modelo do BRT seguro nos parques e principais praças da cidade.

Mulheres: Ampliar o Programa Ronda Maria da Penha para fortalecer a política de enfrentamento às violências.

Saúde

Fila: Criar dois Super Centros Cariocas de Saúde, em Campo Grande e na Zona Norte. Ao final do mandato, deixar prontos projetos para implantação de outros dois: em Realengo e Jacarepaguá.

Fiscalização: Supervisionar com mais rigor o trabalho e o atendimento dos médicos.

Insumos: Melhorar o fornecimento de medicamentos nas Clínicas da Família, UPAs e hospitais.

Inclusão: Implementar um programa dedicado às famílias com pessoas do espectro autista e implantar oito centros de referência pela cidade.

Novas clínicas: Construir seis novas Clínicas da Família na cidade.

Emagrecimento: Oferecer tratamento com semaglutida (princípio ativo do Ozempic) nas Clínicas da Família para ajudar no combate à obesidade.

Transporte: Viabilizar transporte adequado para a realização de consultas, exames e cirurgias para pessoas com deficiência.

Educação

Horário: Ser a primeira capital do país em matrículas com ensino em tempo integral, atingindo mais de 70% de cobertura.

Vagas: Criar mais 13 mil novas vagas em creches e pré-escolas.

Transformação: Ampliar a implementação dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) totalizando 500 novas unidades em tempo integral.

Enem: Atender 40 mil jovens no Programa Rio Vestibular, que busca ampliar as chances de jovens da rede pública garantirem o acesso à universidade.

Tecnologia: Ofertar ensino de Programação Computacional para 200 mil alunos da rede pública municipal.

Educação especial: Reduzir o deficit no número de educadores dedicados à educação especial, garantindo um profissional para cada 3 alunos na rede de apoio.

Obras: Recuperar a infraestrutura das escolas, sobretudo no que diz respeito a garantir a climatização de todas as salas de aula.

Transporte

Nova licitação: Fazer com as linhas regulares e os ônibus convencionais a mesma revolução feita com o BRT.

Vltzação: Iniciar a transição do sistema BRT de rodas para um sistema leve de trilhos (modelo VLT): a partir da Transcarioca e da Transoeste (do Jardim Oceânico ao Parque Olímpico).

Bilhetagem: Com o Programa Jaé, reestruturar a política tarifária com mais integrações e benefícios para o usuário de transporte público na cidade.

Motociclistas: Implantar um projeto de ordenamento do trânsito com a implantação de faixa azul para motos nas principais vias da cidade.

Energia limpa: Implementar o programa de incentivo à transição energética da mobilidade, incluindo a eletrificação da frota de ônibus.

Emprego e renda

Indústria 4.0: Criar um programa unificado de qualificação de mão de obra carioca, direcionado a empregos verdes, inovação, turismo e tecnologia.

Postos de trabalho: Aumentar a formalização no mercado de trabalho no Rio, por meio de um programa de incentivos, treinamento, cursos e auxílio financeiro.

Centro financeiro: Fazer o projeto da Bolsa de Valores do Rio virar realidade até 2026.

Oportunidade: Criar o programa HUB Favela Empreendedora, de apoio e suporte aos empreendedores das favelas e comunidades. Formar 3 mil jovens por ano no Programa Pacto Pela Juventude, que busca formar líderes comunitários e criar negócios sociais.

Empreendedorismo: Ampliar o Programa de Capacitação Profissional voltado para o empreendedorismo feminino em comunidades e bairros com elevado índice de vulnerabilidade econômica.

Educação e fiscalização: Reduzir a vulnerabilidade econômica das famílias com pessoas com deficiência (PCD) por meio da capacitação de 15 mil PCDs e de seus familiares. Cobrar o cumprimento da lei cotas nos contratos firmados com a Prefeitura, visando a aumentar a empregabilidade das pessoas com deficiência.

Turismo

Shows e feiras: Atrair e promover grandes eventos para aumentar o número de turistas, arrecadar impostos, movimentar o setor hoteleiro, de bares e restaurantes e o comércio em geral.

Estrangeiros: Criar um Fundo do Turismo dedicado ao aumento do número de visitantes internacionais e que financiará a promoção do Destino Rio no exterior.

Gestão e servidores

Folha: Pagamento dos salários em dia e a premiação por desempenho, conforme o Programa Acordo de Resultados.

Investimentos: Atrair pelo menos R$ 2 bilhões em investimentos privados por meio de projetos de concessão e Parcerias Público Privadas (PPP) nas áreas de mobilidade, saúde, educação, meio ambiente e lazer.

Vale refeição: Reajustar o vale-refeição dos servidores, há 12 anos congelado em R$ 12.

Controle externo: Conquistar o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação Nacional dos Tribunais de Contas.

Meio ambiente

Infraestrutura: Implantar o Projeto de Controle de Enchentes da Bacia do Rio Acari nos Trechos 1 e 2. Seguir com o Projeto Jardim Maravilha, que visa a expandir e melhorar os sistemas de drenagem.

Moradias: Criar um programa destinado à construção de habitações para o reassentamento de populações ribeirinhas em áreas de baixada sujeitas a inundações ordinárias agravadas pelas mudanças climáticas.

Alertas: Ampliar o sistema de sirenes para as comunidades suscetíveis a enchentes.

Cidade verde: Criar o projeto ZN Verde, que visa a produzir mudas em larga escala para arborizar e reduzir as ilhas de calor na Zona Norte.

Assistência social

Auxílio: Implantar o programa de transferência de renda Carioquinha destinado a famílias vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos.

Alimentação: Expandir o programa de combate à fome Prato Feito Carioca por meio das cozinhas comunitárias e da criação do Programa Restaurante Popular Carioca.

Amparo: Acolher pelo menos sete mil pessoas em situação de rua, garantindo o tratamento à dependência química e a recolocação no mercado de trabalho.

Apoio: Expandir no Programa Cartão Carioca, o cadastro de mulheres chefes de família, mulheres mães e mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Favelas

Melhorias: Ampliar a cobertura dos programas Morar Carioca e Bairro Maravilha em toda a cidade.

Reformas: Promover melhorias habitacionais em 20 mil moradias de famílias identificadas em situação de vulnerabilidade social pelo programa Casa Carioca.

Cultura e esporte

Tarifa zero: Ampliar o Programa Jaé Cultural, que garante gratuidade no transporte público no trajeto de ida e volta de espetáculos da Prefeitura.

Formação: Expandir o Programa Oficina Cultural Carioca, e equipados com estúdios de mixagem.

Infraestrutura: Fortalecer o Programa Rede Carioca de Cultura, que reforma e revitaliza equipamentos de cultura privados nas Zona Norte e Oeste.

Construção: Abrir quatro novas Vilas Olímpicas, em Rio das Pedras, Sepetiba, Parque Oeste e na Cidade de Deus.

Memória: Inaugurar o Museu Rio Olímpico e implantar o Parque do Legado Olímpico.

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Inscrever


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *