O Grupo Libra, através da subsidiária Libra Aeroportos, está em busca de uma parceria público-privada (PPP) para transformar a Guarujá Base Aérea Militar do Guarujá, no estado de São Paulo, em um aeroporto internacional.
A empresa apresentou um modelo de concessão para essa iniciativa e, de acordo com o jornal Valor Econômico, outros três operadores aeroportuários – todos estrangeiros – estão interessados no projeto.
Para se preparar para o projeto, a força aérea transferiu, em novembro passado, o terreno da base militar para a prefeitura do Guarujá. A cidade está planejando lançar um concurso para a concessão no primeiro trimestre de 2015.
A Libra Aeroportos opera dois aeroportos no estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Cabo Frio e Angra dos Reis.
PLANO PRELIMINAR
Desde 2012, a cidade de Guarujá vem planejando uma licitação de cerca de R$ 80 milhões (aproximadamente U$ 32,7 milhões) em uma PPP para expansão e operação do aeroporto. O projeto envolve a construção de um terminal de passageiros com 4.800m², estradas de acesso, um parque de estacionamento para 300 veículos e um pátio para estacionar quatro aviões, bem como a expansão em 210 metros uma pista de 1,39 km.
O aeroporto será construído para atender um milhão de passageiros por ano, e espera-se facilitar o tráfego nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, também no estado de São Paulo.
As estimativas iniciais prevêem uma demanda entre 500 mil e 750 mil passageiros por ano.
Fonte: Panorama Brasil