Confira as regras para os blocos do carnaval de rua na Grande Vitória

Com o carnaval se aproximando, as prefeituras da Grande Vitória se organizam para receber milhares de foliões nos blocos de rua. Horários para começo e fim do bloco, percurso definido, controle da poluição sonora, além de proibições como a realização de queima de fogos estão entre as regras divulgadas.

Vitória e Vila Velha divulgaram informações sobre as regras que devem ser seguidas pelos organizadores e as duas cidades estão com período de cadastro aberto para os interessados.

Em Cariacica, o período de cadastro já acabou e a agenda dos blocos que vão desfilar já foi divulgada.

Já as Prefeituras da Serra e de Guarapari ainda estão definindo como a folia vai acontecer nos municípios.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

Confira as regras em cada cidade:

Vitória

Estão autorizados desfiles no período de 20/01 a 24/03, promovendo cultura, entretenimento, economia criativa, música, valorização comunitária e sustentabilidade.

Para garantir a organização e o cumprimento das normas, uma comissão dos desfiles de blocos de rua é responsável pelo planejamento operacional dos desfiles.

Até esta terça-feira (9), 10 blocos entraram com pedido para desfilar em Vitória.

O decreto municipal estabelece que:

O responsável pelo desfile deve protocolar a solicitação com, pelo menos, 15 dias de antecedência, informando todos os dados necessários para a autorização.

O bloco deve cumprir uma série de obrigações, como a observância das normas municipais, controle da poluição sonora, respeito aos limites de local, horário, concentração e dispersão, entre outras.

Os desfiles devem percorrer itinerários autorizados pelo município, no período das 11 às 19 horas.

Vila Velha

Os blocos devem solicitar autorização através da Comissão Municipal de Eventos (Comune) até o próximo dia 17 de janeiro. Confira mais detalhes aqui.

A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) deverá aprovar o percurso de cada bloco para o período solicitado, e somente será autorizado um máximo de dois blocos por região por dia, dependendo do tamanho e trajeto a ser realizado.

Outras medidas incluem:

A proibição da saída de blocos de carnaval após a Quarta-Feira de Cinzas.

A restrição da realização de show pirotécnico com queima de fogos de artifício em área pública.

A permissão apenas do uso de Trio Elétrico mediante a apresentação de toda a documentação de regularidade do veículo e a inspeção do mesmo pelo setor competente da Prefeitura Municipal de Vila Velha, entre outras determinações.

Os blocos autorizados deverão ter segurança privada, e, os blocos das Regiões 1 e 2, não podem realizar percurso até a avenida da praia.

Carnaval de Vitória: Fantasias para desfilar pelo Grupo Especial já estão à venda

Carnaval de Vitória 2024: Confira a programação gratuita dos ensaios técnicos

Cariacica

Ao todo, 11 blocos irão desfilar entre 26 de janeiro até o dia 25 de fevereiro, das 9h às 11h30, e das 16h às 20 horas.

Todos os blocos terão iluminação, segurança com a presença da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito para fazer a organização do percurso, mini trio, banheiros químicos, sendo feminino, masculino e para pessoa com deficiência (PcD).

Ficou definido que:

Os organizadores deverão respeitar o percurso determinado;

Os horários de concentração, dispersão (até uma hora depois do término) e de parada de som (minutos antes do término);

O número de público e componentes, (caso haja público extra, a equipe de segurança formada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito irá avaliar a participação).

Todas as regras foram alinhadas em reunião de planejamento com os organizadores, que estão de acordo com o que foi decidido.

Guarapari

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), informa que o edital para cadastramento dos blocos, ainda está sendo elaborado e o número, assim como todas as regras serão definidos após conclusão do edital. Os blocos vão desfilar no Centro e Praia do Morro.

Serra

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra está definindo os detalhes, que serão divulgados em breve.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *