Conheça as principais propostas e promessas de Pablo Marçal para a Prefeitura de SP

O candidato Pablo Marçal (PRTB) apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seu plano de governo para a Prefeitura de São Paulo.

O documento oficializou propostas que ele já defendia desde o início de sua pré-campanha, como a criação de uma rede de teleféricos que interligue comunidades periféricas na capital.

Especialistas criticaram o programa por ser muito vago e não explicar as implicações orçamentárias das propostas. Em entrevistas, Marçal tem afirmado que há espaço no orçamento da Prefeitura e que parcerias com o setor privado norteariam a execução do plano de governo.

O influenciador mantém pontos de seu discurso como coach nas suas propostas para prefeito, como quando fala de “foco no âmbito emocional” para deixar a pobreza para trás e também na promoção de uma “mentalidade empreendedora” nas escolas.

GESTÃO PÚBLICA

Prefeitura Digital – Marçal propõe a criação de um aplicativo que concentre todos os serviços prestados pela Prefeitura. O plano também fala em melhoria do sistema de dados do município, com ramificações em propostas como prontuário único da saúde e central de inteligência policial.

Subprefeituras – O candidato quer triplicar o número de subprefeituras da capital, que passariam de 32 para 96, uma para cada distrito. Além disso, também propõe a ampliação do horário de atendimento das subprefeituras, que passariam a funcionar também aos finais de semana e feriados.

SEGURANÇA

Guarda no Bairro – Segundo o plano, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) teria “funções fora do seu escopo” retiradas e atuaria mais nos bairros. O documento não menciona quais seriam essas funções e quem substituiria a GCM nelas. Além disso, o candidato prevê triplicar o efetivo da Guarda, que passaria a ter 21 mil oficiais.

ECONOMIA

Polos Econômicos – A proposta é que a prefeitura utilize um banco de dados municipal para conectar pessoas em busca de trabalho a polos econômicos regionais, que são áreas que receberiam regularização fundiária e crédito para investimentos.

Crédito Popular – Marçal defende a criação de um fundo com recursos públicos e privados que permitiria acesso fácil a crédito para micro e pequenas empresas.

EDUCAÇÃO

Salário dos professores – No plano, o candidato propõe um sistema de remuneração por resultado para os professores da rede municipal, com premiação baseada na frequência e cumprimento de metas de aprendizagem. Ele também fala em avaliações bimestrais para identificar onde estão as defasagens do ensino.

Mente empreendedora – Marçal propõe a promoção de uma “mentalidade empreendedora”, além da inclusão de matérias de empreendedorismo e finanças nas escolas. Junto a isso, ocorreria a criação de um programa de capacitação e ocupação técnica para jovens a partir dos 14 anos.

Escolas Olímpicas – Propõe criar escolas que ofereçam esportes olímpicos para formar atletas de alto rendimento.

SAÚDE

Calçadas adequadas – Marçal em mais de uma ocasião mencionou o número de pessoas que se acidentam nas calçadas da capital. Ele propõe a reforma do calçamento e manutenção.

Atividade física – Prevê integração entre os Centros Esportivos, as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família para prática de atividades físicas por idosos.

Hospitais – Criar áreas verdes e espaços para atividades físicas e esportivas no ambiente hospitalar.

Prontuário Único – Ele propõe a integração de dados dos pacientes em um prontuário digital, com uso de inteligência artificial para encaminhamento de resultado de exames, por exemplo. Também fala em expandir o número de consultas à distância na rede pública.

HABITAÇÃO

Construção – O plano prevê o “maior programa habitacional da história”, com construção de casas nas periferias com mutirões comunitários e transformação de imóveis vazios em habitações populares. Ele também fala na criação de um fundo imobiliário com os imóveis ociosos da prefeitura que geraria empregos, atacaria o déficit habitacional e diminuiria os gastos com aluguel.

Cheque Moradia – Forneceria em parceria com instituições financeiras e construtoras subsídios para famílias de baixa renda comprarem ou reformarem suas casas.

TRANSPORTE

Bolsões de estacionamento – O candidato fala em criar bolsões de estacionamento em lugares-chave da cidade, como nos acessos a rodovias e próximos a estações e terminais, com o objetivo de estimular o uso do transporte público e diminuir o volume de carros. Também fala em incentivar a carona solidária, com a liberação da faixa direita das vias para veículos com mais de um ocupante em horários de pico.

Teleféricos – Uma das propostas mais conhecidas de Marçal, a rede de teleféricos seria baseada no sistema existente em locais como Rio de Janeiro e La Paz, na Bolívia. A proposta é instalar o sistema em áreas de difícil acesso e com alta densidade populacional.

Arranha-céu – Outra proposta do ex-coach é a criação de um prédio de um quilômetro de altura na capital. Segundo ele, o edifício seria um símbolo de inovação e atrairia turistas para a cidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *