Dicas para não naufragar durante a crise

DILMAFUNDAA atual crise econômica que o Brasil vem passando não está fazendo restrição entre população ou empresas, todos estão sendo afetados da sua maneira nesse momento conturbado. Taxa Selic e Inflação sendo elevadas a cada nova atualização, arrocho fiscal, cambio desvalorizado e dificuldades em transações de crédito com instituições financeiras estão pautando os problemas do empresariado brasileiro.

A expectativa para os empresários em 2016 é consideravelmente pior se comparada ao ano passado, tanto no que diz respeito a investimento ou faturamento. A meta dos homens que comandam o empresariado local é preparar a empresa para um aperto financeiro e ser afetado da menor forma possível pela crise econômica atual.

É importante entender que são nos momentos de crise que o mercado se regula e separa as empresas competentes e bem preparadas para suportar os problemas financeiros. Para tentar ajudar o empresariado a se planejar e superar a crise econômica brasileira listamos algumas dicas que podem auxiliar a sobreviver nesse momento e logras perspectivas mais animadoras para o próximo ano.

Tenha bons profissionais na área administrativa

A primeira medida a ser tomada é garantir que terá os melhores profissionais disponíveis ao seu lado. Com o auxílio da sua área administrativa poderá organizar um plano estratégico que irá fazer com que a empresa consiga cortar gastos de forma eficiente e mantenha os lucros no azul. Seja em momentos de crise financeira ou tranquilidade do mercado, ter bons profissionais auxiliando é fundamental.

Projete os resultados e controle custos e gestão de caixa

A tarefa imediata em momentos de crise é segurar as pontas. Organize seus resultados dos últimos três anos, pelo menos, para poder projetar esse momento. É preciso readequar as suas despesas a nova receita. O fluxo de caixa é extremamente importante.  A ideia é cortar gastos e evitar se desfazer dos bens da empresa para cobrir as despesas. Se continuar a gastar mais do que entra no caixa, em algum momento não terá mais como conseguir essa renda para cobrir o rombo financeiro.

Orçamento Base Zero

Seguindo a ideia de se organizar durante a crise e cortar gastos para sobreviver, a ferramenta Orçamento Base Zero pode ser muito útil para saber em que custos é possível mexer. É preciso que a empresa tenha histórico de todos os custos, estratégia bem definida e detalhada, e metas desdobradas por unidades orçamentárias.

A saída do caixa da empresa deverá ser dividida em três categorias: saídas vitais; vantagens competitivas; e gastos supérfluos.

A primeira categoria deverá ser mantida, só se mexe em último caso. O segundo ponto precisa ser analisado com detalhe. Dependendo da flexibilidade do seu caixa, no que diz respeito à folga para manter algumas perdas mensais, pode ser mantida, caso a empresa esteja na corda bamba, corte. O terceiro e último caso é exatamente onde se deve cortar e dar uma folga ao setor financeiro.

Seleção nos investimentos

O plano de expansão da empresa deve ser estudado a fundo nesse momento. Desinvestimentos podem ser mais interessantes do que um investimento, principalmente em curto prazo. O importante é não desperdiçar recursos e manter um forte aperto das despesas. No momento de crise atual, é importante focar os investimentos da empresa na área que ela está mais consolidada e que gera mais lucro. O momento agora não é de tentar ramificar os investimentos.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *