Como iniciativa para tentar voltar a crescer com força no mercado de smartphones, a Samsung decidiu afastar o executivo que cuidava dessa divisão. J.K. Shin, que está à frente dos negócios mobile da sul-coreana, será substituído por D.J. Koh, que era chefe de pesquisa e desenvolvimento mobile e supervisionou a criação do sistema operacional Tizen.
Esta não é a única mudança na companhia. Segundo informa o Wall Street Journal, B.K. Yoon também perderá seu cargo como chefe da divisão de eletrônicos para consumidores – a que cuida de negócios como o de televisores.
Ambos manterão seus títulos de coCEOs da Samsung Electronics, mas os afastamentos se devem aos fracos resultados obtidos nessas áreas nos últimos anos – principalmente a de dispositivos móveis.
Faz pelo menos dois anos que as decisões de Shin à frente da área mobile não dão os resultados esperados pela Samsung. O WSJ destaca que o executivo foi apontado como culpado pelo sucesso tímido das últimas versões da linha Galaxy S e pela apresentação decepcionante do Galaxy S6 Edge, que por ter sido subestimado acabou sendo produzido em quantidade insuficiente.
Nessa dança das cadeiras, o único coCEO que permanecerá onde está é o vice-chairman Kwon Oh-hyun, que chefia os negócios de semicondutores – área responsável por manter a Samsung em números positivos mesmo sento puxada para baixo pela divisão mobile.
Fonte: Olhar Digital