O prêmio Nobel de Economia deste ano ficou com o francês Jean Tirole da Universidade de Toulouse, que estuda o poder de mercado de grandes empresas.
Especialista em telecomunicações, Tirole foca seu estudo em grandes empresas que, mesmo improdutivas, se mantiveram na liderança por aproveitar de monopólios e de regulação favorável em seus países.
Para Tirole, incentivos e proteção de mercado não funcionam bem em longo prazo para essas empresas, que tendem a se tornar improdutivas, ineficientes e difíceis de serem administradas.
Agora, ele estuda o poder de mercado de empresas de tecnologia como Google e Apple, que se valem de pesquisa e inteligência de mercado para se manterem competitivas em relação aos concorrentes.
O anúncio foi feito em Estocolmo nesta segunda, às 13h (8h em Brasília), pela Academia Real Sueca de Ciências, responsável pelo premiação.
“Tirole clarificou como entender e regular ramos da indústria com poucas poderosas firmas”, disse Staffan Normark, secretário da academia sueca.
“Desde o meados da década de 80, Tirole trouxe um novo fôlego para para as pesquisa das limitações do mercado. Sua pesquisa sobre firmas com poder de mercado permitiu uma teoria unificada com foco central em questões regulatórias: como o governo deve lidar com fusões e cartéis e como ele deve regular monopólios”, completou.
O economista receberá um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).
Fonte:
http://noticias.portalvox.com/