A estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, informou nesta segunda-feira a nomeação do chileno Octavio Araneda Osés como presidente executivo interino da companhia. Engenheiro civil de minas, formado na Universidade do Chile, Osés assumirá o cargo em substituição a Thomas Keller, que deixou a posição na última sexta-feira.
Segundo a Codelco, Osés foi eleito por unanimidade pelo conselho da empresa. Até sexta-feira, ele tinha o cargo de vice-presidente de operações centro-sul na Codelco.
Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da Codelco, Oscar Landerretche, presidente do conselho de administração da empresa, agradeceu Araneda por “sua disposição em assumir a responsabilidade da gestão da empresa até que o conselho nomeie um titular para o cargo”.
A Codelco disse ainda em nota que “reconhece Keller por sua gestão durante anos na empresa” e afirma que vai dar início a uma busca para selecionar o novo presidente executivo, em um processo de caráter aberto que será conduzido pelo presidente do conselho.
Segundo a empresa, poderão participar do processo todas as pessoas que cumpram os requisitos para encabeçar uma companhia do tamanho e da importância da Codelco.
Fonte: UOL