Luca di Montezemolo será o novo presidente da Alitalia, segundo fontes consultadas pela ANSA. Em uma reunião doconselho de administração nesta quarta-feira (05), o nome do ex-mandatário da Ferrari foi escolhido. O atualCEO da Etihad, James Hogan, foi designado o vice-presidente da companhia aérea italiana.
A reunião dos conselheiros também pediu o pagamentoantecipado de 80 milhões de euros dos 300 milhões de euros do aumento de capital decidido há poucos meses. Uma assembleia da Alitalia foi marcada para o dia 20 de novembro, em primeira convocação, e no dia 26 (segunda convocação) para ratificar os nomes dos dois novos mandatários e para o fechamento da operação financeira.
Desde que saiu do comando da Ferrari, no dia 10 de setembro, Montezemolo era especulado como presidente da companhia aérea.
Porém, o italiano sempre desconversou sobre o fato, dizendo que tinha mais de uma opção de trabalho no futuro. Poucos dias após deixar o cargo na escuderia, ele elogiou o acordo da companhia italiana com a Etihad, dos Emirados Árabes Unidos, dizendo que ficou “muito contente de ver um acordo assim importante para uma empresa como a Alitalia que, não nos esquecemos, estava quase falindo”. Ainda em setembro, o conselho também tinha designado um novo CEO para a companhia, cargo que será assumido por Silvano Cassano. A fusão entre a Alitalia e a Etihad foi assinada no último dia 8 de agosto e a sociedade dos Emirados Árabes Unidos vai comprar 49% do capital social da companhia italiana por 387,5 milhões de euros (R$ 1,162 bilhão). (ANSA)
Fonte: JB Online