Menos empresários irão investir em 2015

1 O percentual de empresas da indústria que pretende investir neste ano é de 69,3%, o menor resultado desde o início da série histórica, em 2010, divulgou nesta quinta-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“A expansão dos projetos privados de investimento exige a construção de um ambiente institucional que combine Estado eficiente, credibilidade da política econômica, regulação de qualidade e segurança jurídica”, destac ou, em nota, a entidade.

O número é inclusive menor do que o de empresas industriais que investiram em 2014. Essa fatia representou 71,8% do total da indústria. Esse resultado também foi o mais baixo da série histórica, iniciada em 2009 nesse caso .

Desse total, 41,4% das empresas realizaram os investimentos como planejado. Outros 39,8% o fizeram de forma parcial. A pesquisa também revela que 7,5% das empresas adiaram os planos de investimento em 2014 para este ano e 9,2% adiaram a intenção por tempo indeterminado ou cancelaram o plano.

A principal razão para a não realização dos investimentos desejados foi a incerteza econômica, com 72,9% das respostas das empresas que não realizaram o plano completo de investimento. Neste quesito, as empresas podiam assinalar mais de uma resposta.

Assim, a reavaliação da demanda e ociosidade elevada aparece em segundo lugar, com 42%, seguido pela dificuldade de obtenção de crédito, com 24,3%, mesmo percentual apurado para problemas relativos ao custo do crédito. Em quinto lugar, ficou a dificuldade burocrática, com 20,5%.

Os mesmos pontos apareceram como os principais riscos para a não realização de investimentos em 2015. Nesse quesito, a incerteza econômica aparece novamente em primeiro lugar, com 77,4% das respostas, nível bem acima do assinalado em 2014, de 60,9%.

Em seguida vem a reavaliação da demanda, com 45% das respostas, e o custo do crédito, com 34,2%. Para 2015, a maioria dos investimentos se destina a projetos já em andamento (61,2% do total). O restante informou que pretende investir em novos planos.

 

Fonte: Valor


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *