Libra Logística recebe prêmio de “Boas Práticas” do Carbon Disclosure Program

libra logistica 2Por Fernando Richter

Empresa conquistou reconhecimento por case de gases de efeito estufa

A unidade Libra Logística, do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de Logística do comércio exterior do Brasil, acaba de ser reconhecida pelo instituto CDP (Carbon Disclosure Program), na categoria “Boas Práticas” pelo resultado alcançado em gestão de gases de efeito estufa gerados a partir da queima de diesel. A Libra Logística participou em conjunto com a Brasken, um dos seus principais clientes.

Para disputar o prêmio na categoria de “Boas Práticas”, a Libra Logística apresentou um case de gases de efeito estufa que contempla metas públicas claras e acompanhamento de indicadores e resultados em diversos níveis da empresa. O certificado de reconhecimento foi entregue pelo Gerente de Logística da Brasken, Flávio Miani, que estava acompanhado do Gerente de Sustentabilidade da empresa, Luiz Carlos Xavier.

“A conquista desse prêmio mostra o empenho e a preocupação do Grupo Libra em minimizar a emissão de gases de efeito estufa, que atualmente é um dos principais causadores de mudanças climáticas no mundo”, diz Marcos Rossa, Gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra. 

Em outubro de 2014, por exemplo, o Grupo Libra investiu fortemente em equipamentos de última geração que contribuem para a diminuição do impacto ambiental. Foram adquiridos 12 RTGs elétricos (carros pórticos sobre pneus) trazidos da China com o objetivo de dobrar a capacidade de armazenagem e ampliar o cais para receber grandes navios, além, claro, de reduzir drasticamente o impacto ambiental, já que esses novos equipamentos são elétricos e não utilizam diesel.

“Esses E-RTGs reduzem em até 90% as emissões de gases de efeito estufa se comparados a seus similares movidos a diesel”, ressalta o executivo.

Além do reconhecimento dado a cada uma das empresas vencedoras do prêmio, o CDP contratou o Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) para transformar os três casos premiados (Grupo Libra- Braskem, WEG-Marfrig e ModLine-Bradesco) em casos de estudo acadêmicos, que serão enviados ao banco de “cases” da Universidade de Harvard.

O CPD – Organização internacional sem fins lucrativos fornecendo o único sistema global para empresas e cidades medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informação ambiental vital. Um de seus objetivos é trabalhar com as forças do mercado para motivar as empresas a divulgar seus impactos sobre o meio ambiente e os seus recursos naturais e tomar medidas necessárias para reduzi-los.

Fonte: Portal Guias Web

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *