Itaú contrata Phillips do BBVA para mercado de capitais de dívidas mexicano

Carlos Phillips

O Banco Itaú BBA SA contratou Carlos Phillips, do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA, para chefiar as operações da empresa no mercado de capitais de dívidas mexicano como parte de um esforço para aumentar a presença do banco na segunda maior economia da América Latina.

Phillips começará em meados de abril nos escritórios do Itaú em Nova York e reportará aos codiretores de renda fixa internacional do banco, Baruc Saez e John Corcoran. Phillips trabalhou seis anos no BBVA, onde também foi responsável pelas atividades do banco espanhol nos mercados de capitais de dívidas do México, disse Saez, em entrevista por telefone, de Nova York.

O cargo de Phillips é novo no Itaú, que está tentando expandir uma divisão iniciada no México no começo de 2014, segundo Saez. O crescimento econômico do México neste ano deverá ser três vezes maior que a média latino-americana. O presidente Enrique Peña Nieto estima que a reformulação dos setores de energia e telecomunicações ajudará a impulsionar a expansão para 5 por cento ao ano até 2018.

“O México se tornou mais relevante ao longo do ano passado”, disse Saez. “A ideia agora é ter um recurso sênior dedicado. Agora que temos o recurso certo, vamos começar a toda velocidade”.

Antes do BBVA, Phillips trabalhou no JPMorgan Chase Co. e no Goldman Sachs Group Inc. Ele tem um mestrado em Negócios na Faculdade de Gestão Kellogg da Universidade Northwestern.

Depois que iniciou sua operação mexicana, no ano passado, o Itaú atuou como joint-bookrunner em US$ 1,7 bilhão em transações de ações para quatro empresas no país, disse Saez.

Meta de empréstimos

O banco mira US$ 1 bilhão em empréstimos para empresas mexicanas até 2016, um incremento de 10 vezes, disse Alberto Mulás Alonso, CEO da unidade do México, em entrevista em janeiro. O Itaú emprega cerca de 30 pessoas no país e planeja contratar mais 15 neste ano para a análise de crédito corporativo, investment banking e corretora de títulos, disse ele.

Em março, o Itaú contratou Enrique Camacho, do JPMorgan, para chefiar sua corretora no México e Enrique Díez Canedo, do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ Ltda., para liderar a divisão de crédito corporativo e produtos bancários de renda fixa no país.

Fonte: Bol


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *