Otimismo do empresário em setembro é o maior desde janeiro de 2014

O otimismo dos empresários brasileiros em relação ao desempenho da economia e das empresas voltou a subir em setembro e já é o maior desde janeiro de 2014, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira (20).

De acordo com a CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 53,7 pontos neste mês, 2,2 pontos acima do registrado em agosto. Em relação a setembro do ano passado, a alta é de 18 pontos.

O ICEI varia no intervalo de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança ou otimismo dos empresários com a economia e, abaixo desse patamar, desconfiança.

Segundo a CNI, a pesquisa divulgada nesta terça foi feita entre 1º e 14 de setembro e ouviu 3.155 empresas em todo o país, sendo 1.247 de pequeno porte, 1.179 médias e 729 de grande porte.

Média histórica
A CNI informou ainda que o ICEI registrado em setembro está muito próximo da média histórica do indicador, que é de 54,2 pontos

“A confiança é maior nas empresas de grande porte, segmento em que o ICEI está em 55,7 pontos. Nas médias empresas, o indicador ficou em 52,9 pontos e, nas pequenas, em 50,5 pontos”, informou a CNI em nota.

O documento aponta ainda que os resultados de setembro foram influenciados principalmente pela melhora das perspectivas dos empresários brasileiros para os próximos seis meses.

“O indicador de expectativa sobre o futuro da economia subiu de 52,3 pontos em agosto para 55,9 pontos em setembro. O índice de expectativa sobre o desempenho das empresas passou de 58,2 para 60,2 pontos.”

Fonte: Portal G1


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *